quarta-feira, 13 de março de 2013

Gelo inflamavel no Japão

Gelo inflamavel  é extraido do fundo do mar no Japão

O hidrato de metano, que pode ser transformado em gás natural, foi localizado em um depósito no fundo do mar, perto da divisa entre Aichi e Mie
REUTERS

Tóquio, 12/mar - A Agência de Recursos Naturais e Energia do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão divulgou nesta terça-feira que conseguiu com sucesso extrair hidrato de metano de um depósito localizado no fundo do mar, perto da divisa entre as províncias de Aichi e Mie.

Esta foi a primeira extração realizada no mundo. O hidrato de metano pode ser transformado em gás natural e a estatal Japan Oil, Gas and Metals National Corp deve tentar atingir a produção comercial em seis anos.

Desde 2001, o Japão, que importa quase todas as suas necessidades de energia, já investiu várias centenas de milhões de dólares em desenvolvimento de tecnologia para explorar reservas de hidrato de metano em sua costa. Estima-se que o volume disponível dessa substância seja equivalente ao gás que o país consumiria em 11 anos.

Segundo a estatal, o hidrato de metano é um tipo de gás congelado conhecido como "gelo inflamável", porque pega fogo mesmo estando em estado sólido.

O Japão é o principal importador mundial de gás natural liquefeito, atingindo um recorde de 87,3 milhões de toneladas no ano passado. O uso desse combustível tornou-se maior ainda desde a crise nuclear de Fukushima, há dois anos, o que provocou o desligamento de praticamente todos os reatores nucleares.

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria informou que os testes de produção serão realizados por cerca de duas semanas, seguidos de uma análise de quanto gás foi obtido.

foto
Plataforma de extração de gás da estatal Japan Oil, Gas and Metals National Corp
Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário