sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

1º Presidente do Brasil

                    PRIMEIRO PRESIDENTE DO BRASIL
                                Marechal Deodoro da Fonseca

Após o golpe de 15 de novembro de 1889, foi empossado como presidente do Governo Provisório o Marechal Deodoro da Fonseca que fora líder do movimento republicano. Um dos primeiros atos foi instituir a nova Bandeira da República do Brasil que representea nossa nação até hoje.


Começava a reorganização política do país. Pela falta de recursos humanos entre os novos governistas, Deodoro da Fonseca reaproveitou alguns monarquistas para preenchimento dos cargos. Entre eles, o Barão do Rio Branco.

O Governo Provisório de Deodoro da Fonseca tomou imediatamente algumas medidas para garantir a reformulação governamental.
<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>


Mandou que a família real fosse para o exílio. D. Pedro II e familiares viajaram para a Europa em 17 de novembro de 1889. O imperador morreu em 1991 na cidade francesa de Paris.

Convocou eleições para uma Assembléia Constituinte que elaboraria a primeira Constituição republicana. Nomeou Rui Barbosa para o Ministério da Fazenda e Benjamim Constant para o Ministério da Guerra. Separa as instituições do Estado-Igreja, onde criou os registros civis de casamento e nascimento que eram efetuados pela Igreja. Concede nacionalidade brasileira a todos os estrangeiros residentes no país. Substituiu a Bandeira Nacional.

Neste Governo provisório, destacam-se os trabalhos da Assembléia Constituinte que reorganiza a estrutura política do Brasil. Na área econômica, Rui Barbosa busca a modernização nacional.

De acordo com a nova Constituição haveriam eleições para a presidência da República. O Congresso Nacional escolheria o primeiro presidente. Com medo de intervenção militar no Brasil, o Congresso optou pela chapa de Deodoro da Fonseca e Wlandenkolk que venceu Prudente de Morais e o Marechal Floriano Peixoto.

Mas o clima político não andava bem. Floriano Peixoto tinha muito apoio e a oposição era forte. Deodoro resolve fechar o Congresso.

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>
Com esta atitude inconstitucional houveram reações do Exército, dos trabalhadores e o levante da Marinha que comandada pelo almirante Custódio de Melo pressionava para que Deodoro da Fonseca renunciasse a presidência da República. Acabou renunciando em novembro de 1891.



Manoel Deodoro da Fonseca era alagoano.

Nasceu em 05 de agosto 1827 na atual Deodoro da Fonseca em Alagoas. Morreu no Rio de Janeiro, em 23 de agosto 1892 no ano seguinte, nove meses depois de deixar a presidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário